Alimentação Saudável e primeiras experiências

Compartilhe este Post:

O que escolhemos ingerir sabidamente vai além do valor nutricional, remete, por exemplo, à memórias especiais, como celebrações ao lado de quem amamos. Ao café com bolo nas tardes na casa dos avós, à lasanha da mãe aos domingos ou até o doce preferido que conforta em dias de tristeza. É por meio da comida que famílias celebram conquistas, ritos de passagem. Mas, apesar do significado e importância, é preciso ter um olhar atento sobre o que está no prato. Afinal, a nutrição equilibrada serve para fortalecer o organismo e possibilita que o corpo nos carregue para longe por muito tempo.

Estimular o consumo de frutas e legumes para crianças é algo que certamente muitos pais e responsáveis têm como meta . Afinal, esses alimentos têm uma alta quantidade de nutrientes e são essenciais para o desenvolvimento infantil.

O problema é que nem toda  criança é fã desse tipo de  alimento, por isso, é preciso encontrar formas de estimular o consumo.

Um dos caminhos é trabalhar a educação alimentar que vai ajudar a ensinar aos pequenos a importância desses alimentos, os benefícios e também estimular a inserção deles nas refeições. 

Com os nossos brinquedos da Coleção Pomar , as crianças poderão, de forma lúdica, aprender sobre cada uma das frutas e legumes.

A introdução alimentar de sólidos é extremamente importante para o desenvolvimento saudável dos pequenos, desde o fortalecimento da dentição até às vitaminas necessárias para um organismo forte.

Felizmente, hoje contamos com conhecimento suficiente para entender quais são os alimentos que devem fazer parte desse período que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), deve ser iniciado a partir dos seis meses de vida.

Uma pesquisa de 2018 da revista CRESCER trouxe que 73% de crianças na idade citada têm frutas como primeira refeição.

Mas afinal, qual a importância de incluir frutas e verduras no dia a dia das crianças? Aqui três principais motivos:

DESCOBRIR O MUNDO

A criança precisa se familiarizar com sabores e diferentes texturas, que vão muito além do leite materno. Oferecer frutas e verduras (amassadas e não liquidificadas) é dar a chance de conhecimento de um novo mundo pronto para a criança explorar e desenvolver sua autonomia.

Ainda podemos citar a importância de acostumar a criança ao verdadeiro sabor dos alimentos, para que a necessidade de sal e açúcar seja reduzida desde os primeiros anos.

MAIS SAÚDE

As frutas e verduras possuem propriedades que auxiliam a prevenir algumas doenças ocasionadas pela queda do sistema imunológico como resfriados e inflamações. São fontes ricas em nutrientes como minerais, vitaminas e antioxidantes.

Fortalecer o sistema imunológico é oferecer mais saúde ao seu filho.

DIMINUIR RISCOS

Frutas e legumes alimentam sem possuir um alto teor calórico, ou seja, dão à criança o que ela necessita sem oferecer o risco de obesidade infantil, que pode ocasionar aumento no colesterol e pressão arterial, assim como diabetes.

Se a sua dúvida está mais relacionada a quais frutas e verduras oferecer, saiba que não existem restrições, apenas em caso de alguma alergia.

Aqui na JoyJoyLand queremos consumo mais consciente, maior aprendizado e muitas alegrias. Venha nos conhecer

Deixe um Comentário

JoyJoy Land

A criança e sua capacidade de nos fazer reparar no cotidiano cinza com muito mais cor, delicadeza e poesia nos fez criar a JoyJoyLand, a Terra da Alegria. Nesse espaço de brincadeiras, vemos novas possibilidades, desenvolvemos habilidades, interagimos com empatia e experienciamos a vida de maneira leve e divertida.

Posts Recentes

Siga-nos nas Redes:

Confira o Vídeo